Qual é a diferença entre ética e moral?
Para entendermos a diferença entre ética e moral, vamos entender primeiro o que significa cada uma delas.
Esse é um assunto que desperta bastante curiosidade nas pessoas, principalmente em simpatizantes da filosofia.
É mais fácil de explicar a diferença entre ética e moral, quando exposto a um tipo de situação.
Vamos entender, então, um pouco mais sobre esse tema.
Diferença entre ética e moral
Abaixo, vamos conhecer um pouco mais sobre cada um dos termos para, então, entendermos as diferenças entre eles.
O que é moral?
O conceito de moral está atrelado ao contexto social. Assim, ele varia entre os povos, nações, localizações, religião e outros fatores.
Seja como for, existem costumes e ideias sobre o que é certo e o que é errado em uma sociedade. Diante dessa separação, os indivíduos mantêm uma relação mais harmoniosa, e possuem um melhor direcionamento de suas ações.
Como, ao longo do tempo, os comportamentos são modificados, a definição de moral torna-se adaptável aos diferentes momentos históricos.
A moral é, muitas vezes, expressa como norma de proibição e permissão, e exposta sobre preceitos.
Existe a clássica frase “atentar contra a moral e os bons costumes”. Isso porque a moral é um tipo de norma de conduta social que indica, que algo está certo ou errado naquela sociedade.
Exemplo: não mentir
Não mentir é um ensinamento moral comum na sociedade. O ato de mentir, ou faltar com a verdade, corrompe o princípio da honestidade.
O que é ética?
A palavra ética é proveniente do grego ethikos, que é relativo a costumes, e do protoindo-europeu swedh, “o que é próprio de si mesmo”. Ou seja, fala de uma conduta apropriada ao ser humano.
A ética é o que diz respeito a uma ação quando ela é pensada, refletida. Diferente da moral, não é um simples conjunto de normas e conduta, mesmo que se preocupe com o certo e errado.
A ética promove um estilo de ação que reflete sobre o melhor modo de agir, para que não abale a vida em sociedade, e não desrespeite a individualidade dos outros.
Assim, a ética é a reflexão moral acerca de uma ação. É a ética que garantirá a correção moral às ações das pessoas.
Exemplo: Honestidade: todos os recursos que passam por nossas mãos, devem ser direcionados à sua justa finalidade. O desvio dessa regra gera crimes de corrupção, por exemplo.
Diferença entre ética e moral
Agora, vamos ver as principais diferenças entre ética e moral
Enquanto a moral se fundamenta na obediência às normas, costumes ou mandamentos culturais, religiosos e até hierárquicos, a ética busca fundamentar o modo de vida pelo pensamento humano.
Uma maneira simples de lembrar da diferença entre moral e ética, é que a moral se relaciona com prática. Ou seja, tudo aquilo que pode e o que não pode para um grupo social.
Já a ética, se relaciona com princípios, questionamentos e reflexão.
Agora, ficou mais fácil entender a diferencia entre ética e moral, não é mesmo? Sempre que tiver alguma dúvida sobre como e quando usar, basta ler o nosso texto recheado de explicações.
Outras diferenças


